21 de ago. de 2011

A Menina que Roubava Livros - Markus Zusak

Hoje, vou resenhar sobre o livro de Marcus Zusak : A Menina que Roubava Livros.Tem muita coisa para falar do livro.Então, vamos logo começar.


Sinopse - 
Entre 1939 e 1943, Liesel Meminger encontrou a Morte três vezes. E saiu suficientemente viva das três ocasiões para que a própria, de tão impressionada, decidisse nos contar sua história, em "A Menina que Roubava Livros", livro há mais de um ano na lista dos mais vendidos do "The New York Times".

Desde o início da vida de Liesel na rua Himmel, numa área pobre de Molching, cidade desenxabida próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido da sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona de casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, "O Manual do Coveiro". Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro de vários livros que Liesel roubaria ao longo dos quatro anos seguintes.

E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte. O gosto de rouba-los deu à menina uma alcunha e uma ocupação; a sede de conhecimento deu-lhe um propósito. E as palavras que Liesel encontrou em suas páginas e destacou delas seriam mais tarde aplicadas ao contexto a sua própria vida, sempre com a assistência de Hans, acordeonista amador e amável, e Max Vanderburg, o judeu do porão, o amigo quase invisível de quem ela prometera jamais falar.

Há outros personagens fundamentais na história de Liesel, como Rudy Steiner, seu melhor amigo e o namorado que ela nunca teve, ou a mulher do prefeito, sua melhor amiga que ela demorou a perceber como tal. Mas só quem está ao seu lado sempre e testemunha a dor e a poesia da época em que Liesel Meminger teve sua vida salva diariamente pelas palavras, é a nossa narradora. Um dia todos irão conhece-la. Mas ter a sua história contada por ela é para poucos. Tem que valer a pena.


Resenha-Achei o livro apaixonante.Talvez possa ser algo de preferência literária,pois conheço pessoas que abandonaram o livro e definitivamente não gostaram. ( Minha irmã é uma dessas pessoas)rsrs.
O livro é narrado pela Morte.Sim, a morte.Eu achei simplesmente fantástico.No começo eu confesso que achei um pouco confuso e muitas vezes chato,mas foi só uma questão de tempo para a minha adaptação com a escrita de Zusak que é muito envolvente.E que bom que não abandonei,pois foi uma experiência incrível.
O engraçado do livro é que coisas que eu simplesmente detesto aconteceram  e eu nem me importei.Um exemplo disso  é que A Morte(a narradora) antecipa várias situações que serão importantes no decorrer da estória,mas que não me tirou de forma alguma a vontade de continuar virando as páginas do livro.
O livro me emocionou muito,mas também me fez soltar algumas tímidas risadas.A personagem principal é a Liesel, uma fofa e que encontrou a morte algumas vezes e saiu ilesa.Para contar a estória de Liesel vários personagens aparecem na trama,mas que não são nem um pouco coadjuvantes.Como Rudy seu companheiro de aventuras que me encantou com seu jeito e sonho(esse personagem foi motivo de várias lágrimas).E a própria morte que parece ter sentimentos e até coração, acredita??!!
Muitas pessoas, por saberem que o livro se passa na Alemanha Nazista esperam muita ação,torturas,mortes e etc,mas o foco não é a guerra em si.E sim a luta pela sobrevivência de uma menina.Acho que um dos sentimentos que tive durante a leitura, foi que mesmo com todas as dificuldades vale a pena sim viver.
O lado negativo é que o livro é muito detalhista o que tornou  a narrativa um tanto quanto parada.
Enfim, super recomendo o livro. Para finalizar minha frase favorita do livro:

“A única coisa pior do que um menino que detesta a gente.
Um menino que ama a gente.

Abraços.

19 de ago. de 2011

A Hora do Amor - Álvaro Cardoso Gomes

Olá, pessoal!!Algumas pessoas não sabem, mas eu faço faculdade Letras/Português - Literatura( QUE ESTOU AMANDO) e estou tento aulas sobre : Literatura Infanto - Juvenil. Então, resolvi compartilhar com vocês o livro que me despertou a vontade de viajar no mundo dos livros.Não foi minha primeira leitura,pois na escola tinha quer ler vários.Porém,esse eu li sem obrigação e li,reli,treli...e até chorei, acredita???rsrsrs.Vamos lá??






Sinopse -Como os meninos reagem quando seu grande amor se envolve com outro? Assim que Beto viu Lúcia Helena, sentada no muro, loiríssima e linda, se apaixonou. Não bastassem os problemas com a família, com a escola, Mário Antônio entra na parada e ganha o amor de Lúcia. Beto resolve deixar a cidade, e durante a viagem uma surpresa! É chegada a hora do amor!






Apesar de um tema comum: O amor! !Álvaro soube muito bem desenvolver a estória e os personagens,fazendo com que os leitores se identificassem com os personagens.Afinal, quem nunca teve um amor que  achávamos impossível , heim???  Quando li , acho que tinha 12 ou 13 anos e o livro me marcou muito.Agora bem mais velha reli...e hoje com minha opinião crítica sendo desenvolvida e com o conhecimento maior ,percebo que os diálogos muitas vezes são fracos e previsíveis.Mas de nenhuma forma tiram a beleza inexplicável do livro.
O autor escreve de uma forma muito simples e gostosa de ler.
Sobre o personagem Bentinho...me identifiquei com ele,não por suas mentiras( que são muitas), mas pelos acontecimentos em sua vida e acho que suas mentiras só pioravam as coisas.Do mais ele é  romântico e muito SONHADOR.

No livro tem muitas cenas que realmente me emocionaram ,mesmo após de alguns anos da primeira leitura.Por isso mesmo indico o livro à todos.Não só jovens.
Preciso também desabafar um pouco,pois muitas pessoas acham a literatura infantil inferior as outras.E isso me deixa MUITO irritada. Acredito sim que a literatura infantil também ofereça um tipo de prazer intelectual.Sem falar que são importantes para  a educação das nossas crianças.
Para fechar o assunto, mais uma frase da maravilhosa Clarice Lispector :

"Nada posso fazer: parece que há em mim um lado infantil que não cresce jamais".








3 de ago. de 2011

Wake - Despertar


Olá,pessoal!!Hoje vou falar sobre o livro : WAKE o primeiro livro da trilogia de Lisa Mcmann!!

 
Sinopse: Para Janie, uma garota de 17 anos, ser sugada para dentro dos sonhos de outras pessoas está se tornando normal. Janie não pode contar a ninguém sobre o que acontece com ela - eles nunca acreditariam, ou pior, achariam que é uma aberração. Então, ela vive no limite, amaldiçoada com uma habilidade que não quer e não pode controlar. Mas, de repente, Janie acaba presa dentro de um pesadelo horrível, que lhe causa um imenso terror. Pela primeira vez, ela deixa de ser expectadora e se torna uma participante... "Um romance lírico, cujas imagens permanecem com você, muito tempo depois de virada a última página, como o mais memorável dos sonhos." Cassandra Clare.


Bem, primeiro gostaria de falar sobre a capa,que achei bem intrigante e que me fez pegar o livro na prateleira da livraria.Então,eis que me deparo com a frase: “SEUS SONHOS NÃO LHE PERTENCEM...”no momento até sorri pensando: “ com certeza é de terror” só então,depois de folhear o livro, percebi que se tratava de uma garota com um “dom” de entrar nos sonhos alheios.A sinopse me levou à expectativas enormes  e fiquei MUITO curiosa para ler.Afinal, nunca tinha lido algo sobre o tema.
O livro  tem uma narrativa rápida .Isso porque a escrita da autora e bem objetiva.Os personagens não foram bem aproveitados,deixando-os um pouco vazios.O que me chamou atenção foi a escrita em 3° pessoa e a forma como foi escrita, uma espécie de diário,mas com muitas datas,horas...(algo que achei completamente desnecessário).Senti falta de descrições nas cenas e de uma certa  sequência para tal.Muitas vezes os fatos foram apenas jogados e não construídos.
Fiquei um pouco decepcionada com o livro,pois queria que a autora explorasse esse “dom “ de Janei e nos enchesse de detalhes  sobre esse tema maravilhoso.Mas isso não aconteceu.O lado positivo é que a autora envolve dentro da trama outras situações como: drogas,álcool  e em algumas cenas existe um sugestivo homossexualismo.Temas nada juvenis.
O livro não é ruim,mas não passa de um regular.De qualquer forma, vou ler os outros livros da trilogia que espero ser bem mais emocionante e irei resenhar depois para vocês.

Abraços.

1 de ago. de 2011

O Caçador De Pipas - Khaled Hosseini

Olá,pessoal!!Hoje vou resenhar sobre o primeiro livro de  Khaled Hosseini : O Caçador De Pipas.O livro  que vendeu mais de 8 milhões de cópias em todo o mundo e também aclamado pela crítica.Vamos lá??!!!




Sinopse - 

O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.


Esse é o segundo livro do autor que leio. O  1° foi  A Cidade do Sol  que está na minha lista de favoritos e que irei resenhar mais adiante.Então, eu já conhecia a escrita do autor e confesso que fiquei com o pé atrás  antes de ler,pois achava que iria me decepcionar.Após ler o livro, faço mais que uma obrigação em rasgar elogios para Khaled Hosseini.
O livro mexe com as emoções do leitor.Fazendo com  que você devore cada capítulo.O autor escreve de uma forma simples,mas que atingiu bem em cheio meus sentimentos.Durante a leitura conseguia visualizar perfeitamente as cenas.Isso devido a riqueza de detalhes exposta pelo autor.Tudo isso sem se tornar uma leitura lenta ou cansativa.
Amir,passei a maior parte do livro com muita raiva desse personagem.Enquanto garoto era inteligente,com criatividade e uma certa aptidão para a leitura(coisas que admiro e até me identifico)mas, por outro lado, era covarde e invejoso.Porém, no desenrolar da estória, consegui diminuir minha raiva e até fiquei surpresa por suas atitudes já adulto.
Hassan, de alma pura ,de uma simplicidade e coragem que não tem tamanho.Como se ainda não bastasse... ele é leal.Sim,leal.Ah, como queria um amigo como o Hassan!!!Por falar em amizade o livro dá uma aula do verdadeiro sentido da palavra AMIZADE.Este livro te faz reavaliar seus valores profundamente e também proporciona uma descoberta do povo Afegão, dos hábitos, dos costumes, da religião e tradições.O resumo do livro pode ser feito por intermédio de uma frase:




" POR VOCÊ ,FARIA ISSO MIL VEZES!" 


Bjs e até a próxima  *_*